Jateamento Abrasivo

jateamento abrasivo

O jateamento abrasivo é um procedimento de limpeza da superfície metálica para a remoção de contaminações como corrosão, ferrugem, oxidação ou tinta, que consiste na projeção de ar comprimido com abrasivo em alta velocidade que em contato com a superfície metálica remove as contaminações, deixando um aspecto limpo com baixa textura ou com uma textura (rugosidade) mais elevada criando um perfil rugoso recomendado para aplicação de pintura industrial ou revestimento anticorrosivo.

Para a pintura Industrial e o Revestimento Anticorrosivo é recomendado o jateamento abrasivo que segue os critérios da norma SIS 055900 com os graus de rugosidades específicos para cada tinta ou revestimentos a serem aplicados após o jateamento abrasivo utilizando diversos abrasivos como:

  • Jateamento Abrasivo com Granalhas de aço carbono esférico ou angulares;
  • Jateamento Abrasivo com Microesfera de aço inoxidável;
  • Jateamento Abrasivo com Microesfera de vidro;
  • Jateamento Abrasivo com Óxido de alumínio;
  • Jateamento Abrasivo com Escória de Cobre.

Existem alguns tipos de jateamentos abrasivos realizados pela Revanco & Reveservice:

- Grau “SA 1” - Jateamento abrasivo ligeiro (Brush-off) — Quando a superfície foi rapidamente atingida pelo jato (B As 1 e D As 1);

- Grau “SA 2” (Comercial) — Quando o jateamento foi mais cuidadoso, removendo carepas, ferrugem e incrustações, podendo apresentar ligeiros resíduos visíveis em menos de 1/3 da superfície (B Sa 2, C As 2 e D As 2);

- Grau SA “2 1/2” (Ao metal quase branco) — Quando o jato for bastante demorado removendo mais de 95% das contaminações visíveis e apresentar a cor cinza-claro (A As 2 1/2, B As 1/2, C Sa 1/2 e D Sa 2 1/2);

- Grau “SA 3” (Ao metal branco) — Quando a superfície apresentar 100% de limpeza (A Sa 3, B Sa 3, C Sa 3 e D Sa 3).

A Revanco & Reveservice também realiza o hidrojateamento abrasivo que é responsável pela preparação da superfície usando equipamentos de alta pressão com água ou algum abrasivo específico com inibidores de corrosão.

O hidrojateamento abrasivo é utilizado em locais onde não é permitido o jateamento abrasivo tradicional pelo fato de provocar poeira. Também é utilizado o hidrojateamento quando os trabalhos a serem realizados sejam em partes externas de tanques e equipamentos dentro de fábricas em funcionamento e não houver condição de recuperar o abrasivo.

A Revanco & Reveservice é uma empresa que segue criteriosamente as regras do mercado de jateamento abrasivo e não utiliza do jateamento de areia, pois é um procedimento proibido.

Nós realizamos os procedimentos de jateamento abrasivo em nossas instalações ou nossos profissionais se mobilizam até os nossos clientes quando se tratam de equipamentos impossíveis de serem transportados, bem como os de grande porte, e em ambos nós garantimos um serviço de qualidade e feito de forma segura, seguindo as normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho, para Espaço confinado NR33.

Portaria n.º 99, de 19 de outubro de 2004. (Publicada no DOU de 21/10/2004, Seção 1). “Proíbe o processo de trabalho de jateamento que utilize areia seca ou úmida como abrasivo”.

A areia, como abrasivo é proibida pelo fato de provocar a silicose pulmonar.

A Revanco & Reveservice é uma empresa que preza pela qualidade nos serviços de jateamento abrasivo, nós estamos prontos para sanar qualquer dúvida dos nossos clientes sobre jateamento abrasivo. Nosso atendimento e profissionais são de total eficiência para a garantia de sucesso.

FALE CONOSCO!

Entre em contato. Teremos o prazer de atendê-lo!

Campos com * são obrigatórios